segunda-feira, 15 de setembro de 2008

OS OUTROS

Achei interessante este artigo, publicado no Jornal Zero Hora, pelo Colunista Paulo Sant`ana, que gostaria de dividir aqui no Blog. Um "pequeno" texto, que independente de concordamos ou nao, convida para uma pequena reflexao sobre nossa busca da felicidade. E vc, concorda ou discorda? Aqui esta o texto...

``...Quando eu era criança, nunca tive desejo de ter um carro. Porque morava num lugar em que não passavam carros. Lá distante, onde era a Avenida Aparício Borges, onde só minha vista alcançava, eu via que passavam os carros, mas não fazia a menor idéia de quem eram seus donos.Eu só fui ter desejo de ter um carro quando identifiquei os donos dos carros e vi que eles eram diferentes de mim por eu não ter carro. Foi a minha primeira comparação, o abismo que me levou a achar que os outros eram mais felizes do que eu.
***
O que quero dizer é o seguinte: se olharmos só para o que somos, temos mais chances de sermos felizes.O diabo é que não é isso que acontece: vivemos nos espelhando nos outros, a nossa aflição consiste em tentarmos ter o que os outros têm, quando não termos mais do que os outros, sermos melhores ou iguais aos outros.
***
Em Cuba, por exemplo, onde todos são pobres, todos ganham pouco, ninguém se julga infeliz.Os cubanos infelizes são aqueles que sabem que a poucos quilômetros da ilha existe Miami, os EUA, onde as condições de vida dos norte-americanos são infinitamente melhores que as dos cubanos. Isso passa a ser insuportável, pois se instala neles a idéia de que suas vidas são muito piores que as dos seus vizinhos norte-americanos.
***
Em outras palavras, só pode ser feliz quem não acha os outros mais felizes.Toda a encrenca humana reside em nos compararmos com nossos vizinhos, isto é, com os outros.Sempre que acharmos que alguém é mais feliz do que nós, acabaremos sendo infelizes.É muito difícil para os humanos encarar com naturalidade a felicidade dos outros, até mesmo porque aos nossos olhos invejosos os outros são mais felizes do que realmente o são.O próprio Sartre disse que “o inferno são os outros”.O que quer dizer que nós teríamos muito mais chances de sermos felizes e realizados se olhássemos só para nós.
***
Por isso é que os livros sagrados dizem que ser rico não é possuir todas as riquezas, no nosso caso muito dinheiro, muitas propriedades, viajar para onde nos apetecer.Ser rico, dizem os livros sagrados, é contentar-se com o que se tem.Se há um segredo de felicidade é este: achar que é bastante o que se possui, sem olhar para o que possuem os outros.Sei que estou dando uma receita quase impossível de seguir, mas também sei que é a única receita capaz de levar uma pessoa a ser feliz.
***
Pelo amor de Deus, isso não quer dizer que o homem não deva ambicionar, até mesmo porque a razão central do progresso dos homens e das nações é a ambição.Mas a ambição deve ser uma meta, uma trilha a seguir, e não o despeito por ver que os outros têm mais do que nós.Ou seja, a felicidade está apenas no que somos e no que desejamos ser, mas sem nos importarmos com o parâmetro alheio.Assim, justo é que queiramos crescer porque vemos que há espaço para crescermos – e não porque entendemos que os outros estão mais crescidos.Fôssemos ser infelizes porque possuímos menos do que os outros, teríamos que paralisar, cruzar os braços e nunca mais avançar quando constatássemos que outros possuem muito menos do que nós...``

Um comentário:

Ross e Rachel disse...

Muito legal este texto.
Na verdade eu tento aplicar este conceito na minha vida faz tempo.
E acho q estou conseguindo ter sucesso....rs...
Até pq, é o que eu falo, só de ter a chance de estar no processo já me sinto uma felizarda.

Abs,
Rachel